Fortemente influenciado pelos entertainers como Nat King Cole, Sammy Davis Jr, Frank Sinatra e por guitarristas como John Pizzarelli e Barney Kessel, Ricardo Baldacci Trio tem standards como repertório, respeitando a tradição do estilo swing-jazz das décadas de 1930 e 1940 dos “drumless trios”, em que não se utilizava bateria.
Em maio de 2011, o trio lançou o CD independente “Songs to Swing and Love”. Muito bem recebido pela crítica, foi descrito pelo contrabaixista americano, ícone do swing- jazz, Martin Pizzarelli como “um trabalho com grandes interpretações dos clássicos com swing e alegria”; “Um disco delicioso” pelo crítico e cantor Zé Luis Mazzioti e “Tremendo alto astral” por Paulo Mai do Programa Jazz Masters da Rádio Eldorado.
Somente em 2011, o grupo se apresentou em redes de televisão como Record (Programa Tudo é Possível), Cultura (Piloto-Cultura Jazz) e espaços para eventos como Vila dos Ipês, Bar des Arts, Vila do Bosque, Espaço Lodutti, Hyatt, Renaissence, Tivoli Mofarrej e Tom Jazz. Além disso, várias marcas escolheram o trabalho do Ricardo Baldacci Trio para seus eventos, entre elas: HSBC, L’Oreal, Allergan, Columbia Logística, Singapore Airlines e John Deer.
Hoje, o grupo está na fase final para o lançamento de um DVD ao vivo que capta a essência de seus shows. O projeto, por indicação de Martin Pizzarelli, foi produzido em parceria com Jim Czak, do Nola Studios de Nova Iorque, um dos maiores produtores da história do jazz.
O Terraço Itália tem sido o palco de exibições frequentes; além de casas de espetáculos como o All of Jazz e Madeleine.
O cantor e guitarrista, Ricardo Baldacci, depois de uma década atuando como executivo de marketing e músico amador decidiu se dedicar exclusivamente à música. Procurou, então, em meados de 2010, o contrabaixista, Ricardo Ramos, educador e estudioso de jazz. A amizade resultante a partir dos contatos para o estudo, fez com que idealizassem um show com o repertório do trio do Nat King Cole. Ricardo Ramos é um dos poucos instrumentistas a utilizar o baixo 4/4, conhecido como “double bass”, e tem uma ideologia de ensino de música que segue a linha evolutiva cronológica do jazz americano.
Posteriormente, após o período de um ano com o maestro Roberto Bomílcar ao piano, Baldacci e Ramos convidaram Hércules Gomes, premiado pianista, com participações em importantes festivais nacionais e internacionais de jazz, para assumir a posição. Estava consolidada a formação do Ricardo Baldacci Trio no final do primeiro semestre de 2011.
Baldacci, Ramos e Gomes são fieis ao estilo que representam e fazem um show cheio de classe e sem exageros.